
Notícias Contábeis
Copom decide a Selic nesta semana: o que esperar?
Nesta última semana de janeiro, o mercado financeiro está de olho na decisão do Copom em relação a taxa Selic que está marcada para ser anunciada amanhã (28/01). Atualmente, a taxa básica de juros está em 15% ao ano, a maior porcentagem desde 2006.
A perspectiva é que mantenham a Selic em 15% , não alterando o patamar atual devido a uma postura mais cautelosa.
Inflação
Embora a inflação tenha recuado em alguns indicadores, ela ainda se mantém acima da meta estabelecida pelo Banco Central, que é de 3% ao ano com tolerância de 1,5 ponto percentual.
Além disso, o IPCA-15 em janeiro subiu 0,20%, com índice acumulado de 12 meses em 4,50%.
O que o mercado espera do comunicado
Investidores buscam sinais mais claros sobre o início de um ciclo de cortes na Selic, o que poderia ocorrer já na próxima reunião em março de 2026. Muitos acreditam que demonstrando uma perspectiva de uma possível queda na taxa, o mercado financeiro poder ser influenciado de maneira positiva.
Projeções e futuro da Selic
Segundo a pesquisa Boletim Focus, a projeção da Selic ao final de 2026 permanece relativamente elevada, mas com uma fase de redução, fechando o ano em torno de 12,25%.
Com os indicadores recentes e projeções do mercado, a decisão que será divulgada nesta quarta-feira deve dar um norte melhor para a atual fase monetária do Brasil.
Impactos para o mercado
Juros mais altos tendem a conter a inflação e limitar pressões em preços e serviços. Mas, por outro lado encarece o crédito e influencia o custo de financiamentos.
Por isso, a manutenção da Selic é observada com grande interesse e atenção. As mudanças da taxa impactam diretamente a economia do país.
Fonte: Jornal Contábil


